Notícias da UFVJM
Sex, 22 de Março de 2019 17:34

UFVJM e outras instituições reuniram-se nesta quinta-feira (21/3) em Belo Horizonte

A primeira reunião ordinária em 2019 da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) aconteceu nesta quinta-feira (21/3), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Entre os pontos de pauta, os membros da rede discutiram caminhos para a valorização da ciência mineira que envolvam ações de comunicação.

Diante dos cortes no orçamento para a pesquisa em Minas Gerais e da preocupação manifestada pelos gestores das instituições no dia 8 de março, as equipes que atuam na área de divulgação científica planejam a campanha “Minas pela Ciência”. Serão produzidas reportagens, séries audiovisuais e publicações para redes sociais com o objetivo de mostrar a importância da ciência que é produzida no estado e a necessidade de participação, especialmente da comunidade acadêmica, nas decisões políticas relacionadas à pesquisa.

Divulgadores da ciência em Minas Gerais foram recebidos pelo presidente da Fapemig, professor Evaldo Ferreira Vilela (foto: Lucas Moacir/Fapemig)

 

Participaram da reunião os divulgadores da ciência das Universidades Federais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), representada pela diretora de Comunicação Social, Amanda Thomaz Monteiro; de Uberlândia (UFU), Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Viçosa (UFV), Juiz de Fora (UFJF) e Minas Gerais (UFMG); da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); da Fundação Ezequiel Dias (Funed); da Fiocruz Minas; do Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau); da Fapemig e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes/MG).

A RMCC foi criada em 2014 com o objetivo de reunir e dar força às instituições e aos agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais. Além de comunicar os resultados e avanços da pesquisa, a rede promove a formação de seus membros e da comunidade onde atuam. O próximo evento da RMCC será o Fala Ciência, previsto para a primeira quinzena de junho, no Cefet/MG, em Belo Horizonte.

Última atualização em Sex, 22 de Março de 2019 17:39
 
Sex, 22 de Março de 2019 15:06

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM, Murilo Xavier, acompanhado de outros pró-reitores de Minas Gerais, participou esta semana de uma reunião com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilella. O objetivo foi estabelecer uma interlocução entre a Fapemig, governo do estado e bancada mineira na Câmara federal, após o anúncio recente do corte de verbas para a pesquisa científica e a inovação tecnológica, além da suspensão de novas chamadas públicas e concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Luis Paulo Barra, da Universidade Federal de Juiz de Fora; Sérgio de Aquino, da Universidade Federal de Ouro Preto; Evaldo Vilela, presidente da Fapemig; Murilo Xavier, da UFVJM; Conrado Rodrigues, do CEFET – MG; e Carlos Henrique de Carvalho, da Universidade Federal de Uberlândia. (foto: PRPPG/UFVJM)

Durante o encontro os pró-reitores abordaram o atual cenário político estadual, as perspectivas de bolsas e as estratégias necessárias para dar suporte à fundação neste momento de crise. Também foi ressaltada a importância da Fapemig e a necessidade permanente de diálogo com as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), no intuito de alinhar os interesses das instituições com os interesses de desenvolvimento do estado.

 
Ter, 19 de Março de 2019 14:38

Ontem foi dia de festa para receber os novos estudantes da UFVJM! O evento Recepção de Calouros, coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação com a participação de diversos setores da universidade, aconteceu em todos os campi. A recepção tem como objetivo apresentar a estrutura acadêmica e administrativa da universidade, integrar os estudantes à vida universitária e despertar, desde cedo, o orgulho de fazer parte de uma grande instituição como a UFVJM.

Em Janaúba a recepção foi mais especial ainda: marcou a abertura do campus definitivo! (ainda não foi a inauguração oficial, que acontecerá em abril)

A recepção faz parte de dois programas do Agenda 19: Sou UFVJM e #EmFrente.

O reitor da UFVJM, Gilciano Nogueira, dá as boas-vindas aos calouros no Campus JK, em Diamantina.

Fotos: Marco Túlio/UFVJM

Veja mais fotos neste link.

Última atualização em Ter, 19 de Março de 2019 14:54
 
Sex, 15 de Março de 2019 16:49

Em virtude de mensagem que está sendo divulgada em redes sociais, com a notícia de que “o Ministério Público Estadual representou criminalmente por desvio de recursos públicos o atual e ex-reitor da UFVJM”, a Reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) esclarece que:

1 – Em relação às acusações que se referem ao atual reitor, Gilciano Saraiva Nogueira, não há, no documento que circula, nenhum elemento que demonstre a prática de algum ato ilegal que tenha sido cometido.

2 – No que se refere à Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe), todos os atos da atual gestão foram fundamentados na legalidade e amparados nos Acórdãos do Tribunal de Contas da União sobre a relação das universidades com as fundações de apoio, Relatórios da Controladoria Geral da União, Relatórios de Auditorias Internas da UFVJM e Pareceres da Procuradoria-Geral Federal. Da mesma maneira esta gestão age com qualquer outro procedimento administrativo da UFVJM.

3 – Recentemente a Reitoria entregou ao Ministério Público Estadual diversos documentos que comprovam que as decisões tomadas em relação à Fundaepe só ocorreram após consulta e parecer da Auditoria Interna da UFVJM e Procuradoria-Geral Federal. Causa estranheza o fato de que nenhum desses documentos tenha sido levado em consideração na fundamentação da representação judicial.

4 – O texto da mensagem que acompanha a representação judicial é falso, alarmista e maldoso, pois induz o leitor a acreditar que se trata de ação criminal, quando, na verdade, é uma ação civil de reparação de danos.

5 – Por fim, comunicamos que estão sendo tomadas as medidas judiciais cabíveis tanto em relação à representação judicial quanto à circulação da mensagem falsa em redes sociais.

Diamantina, 15 de março de 2019.

Reitoria da UFVJM

Gestão 2015-2019

Última atualização em Sex, 15 de Março de 2019 16:55
 


Página 1 de 94

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 1.150
Cidade Universitária CEP 39447-814
Telefone: +55 (38) 3829-3100
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Vereador João Narciso, nº 1.380
Cachoeira CEP 38610-298
Telefone: +55 (38) 3677-9950